Perícia de Insalubridade/Periculosidade, o que fazer?

A grande maioria das empresas comumente se depara com ações trabalhistas e um dos pedidos mais comuns é a Insalubridade e/ou Periculosidade, nestes casos o juiz, por não ter conhecimento técnico adequado, indica um Perito Judicial Engenheiro de Segurança do Trabalho para realizar uma avaliação e indica data e horário para que ocorra.

Durante a perícia, o Perito Judicial irá escutar as partes e interpretar se existe ou não a alegada Insalubridade ou Periculosidade, porém nunca é simples fazer uma definição baseado somente naquele momento específico e havendo a incerteza/possibilidade de haver insalubridade/periculosidade é muito comum o Reclamante ter causa ganha.

 A melhor forma da empresa se defender é com a indicação de um ASSISTENTE TÉCNICO, neste ponto é importante ressaltar que o mais indicado é que este Assistente seja também um Engenheiro de Segurança do Trabalho, pois possuí a mesma qualificação técnica do Perito Judicial, qualquer outro profissional indicado pode inclusive ser proibido de participar da pericia pelo Perito Judicial.

O Assistente Técnico normalmente tem um conhecimento maior do dia a dia da empresa, podendo montar um Laudo Técnico mais condizente com a realidade. De posse dos dois laudos o Juiz irá julgar qual o mais adequado, mesmo que ele opte por acatar a decisão do Perito Judicial, o Assistente Técnico ainda pode gerar um laudo de contestação, passando detalhes dos motivos por não concordar com o Perito Judicial e uma nova analise será feita.

A 4PREV possuí Engenheiros qualificados e experientes nesta área, podendo auxiliar na defesa do seu processo trabalhista, inclusive fazendo uma analise prévia do processo para orientação, entre em contato para maiores informações.

4PREV – Engenharia de segurança do Trabalho
(51) 3051 7007
comercial@4prev.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *