E-SOCIAL: PREPARE SUA EMPRESA!

 

Muito tem se ouvido falar sobre o inicio do e-social em todas as empresas, e muitos foram os adiamentos da sua implantação, mas desta vez a implantação realmente está ocorrendo e alguns itens de Segurança e Saúde no Trabalho, antes negligenciados, serão cobrados de forma automática pelo sistema.

Para melhor entendimento, primeiramente vamos falar sobre as datas de implantação:

De acordo com a Resolução do Comitê Diretivo do eSocial nº 02/2016 publicada no dia 31/08/2016, no Diário Oficial da União, a implantação do sistema será realizada em duas etapas: a partir de 1º de janeiro de 2018, a obrigatoriedade de utilização do e-Social Empresas será para os empregadores e contribuintes com faturamento apurado, no ano de 2016, superior a R$ 78 milhões. Já a partir de 1º de julho de 2018, a obrigatoriedade será estendida aos demais empregadores e contribuintes, independentemente do valor de faturamento anual.

ISSO VALE INCLUSIVE PARA MICROEMPRESAS E MICROEMPREENDEDORES INDIVIDUAIS.

Portanto, a partir das datas estipuladas, será obrigatório o envio de informações via sistema. A área de SST terá presença em diversas tabelas, como admissão e demissão (através do ASO), mas em especial nas seguintes::

S – 1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho – Aqui entra o PPRA, onde serão informados Riscos, EPIs, controles, etc.

S – 2220 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador – ASO admissional, onde os exames estão no PCMSO.

S – 2210 – Comunicados de Acidente do Trabalho – CAT

S – 2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador – Aqui entrarão os ASOS de Exames Periódicos.

S – 2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco – Aqui entram os fatores ergonômicos e possíveis causadores de acidente.

S – 2241 – Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial – Aqui será cobrado a LTCAT, que será o documento que irá garantir o pagamento adequado dos benefícios citados ou garantir a inexistência.

Estes são os documentos mais diretos, porém em diversas outras tabelas serão necessárias informações extraídas destes documentos (PPRA, LTCAT, Laudo Egonômico, etc).

Não deixe para correr atrás em cima da hora, já deixe estes documentos preparados e não passe trabalho, qualquer dúvida entre em contato com a equipe da 4PREV!!

(Fonte: http://portal.esocial.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *