O CICLO PDCA

O 4 da 4PREV, muito mais que parte do nome, faz menção aos 4 pilares que trabalhamos, que é fortemente ligado ao ciclo PDCA.

O Ciclo PDCA é uma ferramente da qualidade, ele enfatiza e demonstra em 4 passos que os programas de melhoria devem começar com um planejamento cuidadoso, resultar em uma ação eficaz, e mover-se novamente para um planejamento cuidadoso, em um ciclo contínuo. A4PREV traz isso para o mundo da segurança do trabalho, trabalhando da seguinte forma:


O P (do inglês Plan) que é o Plano ou Planejamento, é a parte mais importante, nesta etapa entram os PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, como o PPRA, PCMSO, PPR entre outros, que tem o objetivo de antecipar riscos e planejar como evita-los.

O D (do inglês Do) é o fazer, muitas vezes não temos como neutralizar completamente um risco, mas devemos fazer o possível para diminuir ao máximo seu risco, utilizando EPCs e EPIs, treinamentos como NR10 e 35, programas de conscientização, aplicando as normas como a NR12, entre outras medidas que exigem ação direta e precisam ser feitas.

O C (do inglês Check) significa Checar ou verificar, é a etapa onde avaliamos se as medidas tomadas estão sendo eficazes, como por exemplo simulações de acidentes e incêndio, realização de medições ambientais, elaboração de LTCAT e laudos de Insalubridade e Periculosidade.

O A (do inglês Act) significa agir, esta é a etapa de avaliação geral e definição dos pontos mais importantes a serem avaliados, onde devemos agir com maior afinco, por exemplo, em um trabalho com aerodispersoides mesmo com as medidas tomadas ainda há alta exposição, assim devemos agir novamente para minimizar ainda mais este risco.

O PDCA é um ciclo, assim como devemos tratar a segurança do trabalho, por isso os programas tem que ser revistos anualmente, as medidas devem ser reavaliadas sempre, ou seja, devemos estar sempre refazendo o ciclo e buscando novas formas de trazer segurança ao ambiente de trabalho.


Você está fazendo o melhor possível para proteger seus colaboradores hoje?

Conte com a 4PREV para te ajudar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *